Yoga deriva do radical sâncrito. YUJ que significa juntar, unir ou integrar. Pode-se assim definir Yoga como junção, união ou integração.
Mas o que melhor define é integração, posto que não se trata de unir coisas diferentes mas integrar aspectos percebidos como diferentes em uma realidade única. Assim como objetivo último, Youga é a integração do ser individual (jêyâtaman) ao princípio supremo (paramâtman) a partir da superação da ideia ilusória de que estas entidades estão separadas por serem essencialmente diferentes.
Porque praticar Yoga
Porque precisamos buscar uma trégua para a mente, desidentificando-a dos problemas e permitindo que nossas auto-realizações possam ser atingidas de dentro para fora.
O controle de nossas respostas emocionais, de nossas funções orgânicas depende de um aprendizado que pode ser proporcionado por este sistema e que muito ajuda os que aprendem. É fundamental lembrar que Patânjali, a maior autoridade histórica do campo do Yoga, menciona no verso três dos seus Yogas Sutras que só no estado de Samadhi a pessoa está de fato em sua real natureza.