Pai é a parte diferente em nós, mas não menos importante e necessário. Porém é dentro da mãe que inicia nossa vida, somos concebidos em seu útero e lá nos desenvolvemos; neste estágio ela é tudo para nós, experimentamos a unidade. Chegamos ao mundo trazidos no ventre da mãe e nos identificamos com ela. Caberá a ela nos apresentar esse outro ser que nos compõe, permitindo que façamos essa conexão tão necessária que nos trará a força, as decisões, o olhar para a vida a seguir.
O papel do pai é extremamente necessário no desenvolvimento de um filho pois, enquanto a mãe tem o papel de zelo, preocupada, cuidadosa a todo o tempo, o pai representa o espírito livre, que igualmente protege o filho mas com um olhar a analisar as possibilidades de riscos e o deixar livre para explorar a vida.
Quando um filho exclui o pai de sua vida, está excluindo também uma parte sua, a visão de liberdade necessária para perceber o mundo e caminhar para a vida de forma completa. Já o filho que se alinha ao pai, independente da sua trajetória de vida, se torna uma pessoa apta a seguir a vida de forma mais segura e com o tempo toda a experiência passada de pai para filho reflete para sua vida prosperar.