Voltar à vida normal após ter contato com o vírus corona vírus é uma preocupação constante, principalmente para pessoas que faziam atividades físicas frequentes. Mas afinal, como é o processo de reabilitação pós COVID-19?
Podemos afirmar que o processo de reabilitação não deve ser ignorado, mas, cada indivíduo deverá seguir um plano de reabilitação de acordo com as sequelas após a alta hospitalar sendo que a liberação deverá ser dada pelo seu médico.
Acreditamos na necessidade de um plano de no mínimo 6 semanas de reabilitação funcional, respiratória e muitas vezes até neuropsicológica para obter uma melhora na qualidade de vida e mobilidade, pois o comprometimento físico-funcional podem durar semanas em função dos prejuízos decorrentes da internação com alta carga inflamatória.
A falta de atividade física, a perda muscular e principalmente as sequelas respiratórias podem influenciar negativamente na recuperação desses indivíduos.
Quando uma pessoa nessas condições nos procura, nosso primeiro passo é fazer uma avaliação para averiguar se determinadas sequelas podem ser ou não um impedimento de iniciar o processo de reabilitação pós COVID-19.
Uma vez que não há irritação, o pulmão está limpo e a pessoa tem resistência física, ela realiza um teste de protocolo para força de musculatura respiratória com a utilização de um manovacuômetro em que a pessoa faz força para inspirar e expirar. A definição da intensidade e da frequência dos treinos será determinada pelo fisioterapeuta.
A pessoa com sequelas de resistência física receberá um treinamento monitorado por uma equipe multidisciplinar e, se a capacidade respiratória for muito baixa, iniciamos um treinamento de musculatura respiratória.
Voltar às atividades físicas o quanto antes, sempre que possível, irá contribuir positivamente para a melhora cardiorrespiratória além da manutenção da força muscular, equilíbrio, coordenação motora e manutenção do peso ideal.
Portanto, incentivamos a prática de atividades físicas como um processo de reabilitação pós COVID-19 para melhora contínua da qualidade de vida.